O mapeamento geológico é uma atividade essencial na Engenharia Civil, que tem como objetivo compreender a estrutura e composição do solo. Consiste na coleta, análise e interpretação de dados geológicos para criar representações cartográficas detalhadas das formações geológicas presentes em determinada área. Pode ser utilizado para mapear jazidas, áreas de empréstimo, áreas de cultivo, etc... . Com obtenção de dados utilizando métodos remotos ou in situ.
A hipsometria é uma técnica muito conhecida na Geografia e Topografia, baseada na representação gráfica de altitudes por meio de cores. Sendo muito utilizado para levantamento de áreas de risco como: chuvas, desmoronamento e voçorocas.
O mapa hidrográfico serve para orientar o estudo das águas doces e salgadas. Nele, podemos identificar bacias hidrográficas, oceanos, lagoas, arquipélagos, ilhas, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, açudes, lençol freático, etc.
Mapa de fácil interpretação, podendo ser adicionados pontos georrefenciados contendo detalhadamente o espaço geográfico em que um levantamento esteja inserido, auxiliando na tomada de decisão.